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Pós-graduação

Lato sensu em

Pesquisa Clínica

Inscrições abertas | Início das aulas EAD em março de 2024.
Matricule-se já!
Sobre o curso

A Pós-graduação lato sensu em Pesquisa Clínica é a oportunidade ideal para profissionais de saúde que desejam se especializar e se destacar nesse campo tão promissor. Nosso curso foi cuidadosamente desenvolvido para capacitar você a exercer atividades de alto nível em Pesquisa Clínica, abrangendo diversos campos de atuação.
Com um corpo docente renomado e experiente, você terá acesso a conhecimentos fundamentais para a elaboração e condução de protocolos de estudos científicos, além de aprender a interpretar e aplicar metodologias científicas avançadas. Nossos módulos abrangem temas como princípios de estatística, análise de dados, ética em pesquisa e muito mais.

Instrumento médico
Público-Alvo:

Profissionais da área da saúde, abrangendo médicos, enfermeiros, fonoaudiólogos, psicólogos, terapeutas ocupacionais, nutricionistas, farmacêuticos, biólogos, biomédicos, gestores e pesquisadores atuantes no campo da saúde.

Modalidade :

Em nossa modalidade de ensino, oferecemos aulas gravadas que podem ser acessadas em nossa plataforma on-demand, proporcionando flexibilidade para que você assista quando e onde quiser. Além disso, para promover interação e atualização regular, realizamos encontros ao vivo, que ocorrem uma vez por mês, de forma on-line ao final dos módulos. Além disso, para promover interação e atualização regular, realizamos encontros ao vivo, que ocorrem uma vez por mês, de forma on-line.

Programação do curso
  • Módulo 01

    Fundamentos da pesquisa clínica

    Pesquisa clínica, contexto no Brasil e no mundo e Princípios do Pensamento científico

    Ética em pesquisa clínica, Boas Práticas Clínicas e Legislação Brasileira – Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)

    Aprovação regulatória no Brasil – Plataforma Brasil, Sistema CEP/CONEP e ANVISA

    Conceitos de eventos adversos e farmacovigilância

    Fundamentos de metodologia e estatística

    Fundamentos em interpretação de artigo científico

    Estruturação mínima de um centro de pesquisa

    Atividades principais em ARO/CRO

  • Módulo 02

    Bioestatística I

    “Hands on”: Estatística descritiva

    “Hands on”: Cálculo de poder e tamanho amostral

    Escolha do teste estatístico

    “Hands on”: Medidas de efeito, Testes de hipótese e intervalo de confiança

  • Módulo 03

    Desenvolvimento de proposta e protocolo de pesquisa e Curso de Boas Práticas Clínicas (GCP)

    Elaborando o protocolo de pesquisa (SPIRIT)

    Como elaborar e aplicar um termo de consentimento livre e esclarecido (TCLE)

    Como obter financiamento para pesquisas

    Delineamento do estudo, busca de evidências e definição de objetivos

    Elaboração e submissão do pacote regulatório

  • Módulo 04

    Metodologia em pesquisa II: Gestão de projetos

    Plano de gerenciamento de dados (elaboração de CRF, dummy table, dicionário de variáveis, qualidade de dados)

    Preenchimento de CRF e queries

    Tipos de monitoria e execução do gerenciamento de dados

    Gerenciamento de centros e de projetos

  • Módulo 05

    Comitês de segurança, dados e farmacovigilância

    Data Safety and Monitoring Board (DSMB)

    Comitê de Segurança e Monitoramento de Dados

    Notificação de eventos adversos, farmacovigilância e monitoria médica

    Comitê de adjudicação de eventos clínicos

    Relação entre pesquisadores, patrocinadores e agências regulatórias

  • Módulo 06

    Qualidade em Pesquisa Clínica

    Qualidade em Pesquisa Clínica: Conceitos gerais

    Qualidade em Pesquisa Clínica: Processos fundamentais

    Padrões internacionais de excelência em pesquisa clínica

    Como estruturar um centro de pesquisa de excelência com foco no Sistema de Garantia da Qualidade

  • Módulo 07

    Bioestatística II

    Revisão de estatística descritiva e analítica

    Modelos de regressão

    Estatística avançada

    Modelos estatísticos inovadores

  • Módulo 08

    Operações em uma ARO/CRO

    Gerenciamento de dados

    Gerenciamento de centros/monitoria

    Departamento regulatório e jurídico (LGPD)

    Operações em comitês de segurança/farmacovigilância e CEC

    Coordenação de estudos multicêntricos, gestão administrativa e de qualidade em uma ARO/CRO

  • Módulo 09

    Escrita científica, interpretação e implementação das evidências/Desenvolvimento de revisões sistemáticas e metanálises

    Escrita/Interpretação de artigos originais

    Revisão sistemática/Metanálise

    Ciência da implementação

Investimento

Temos 3 opções de pagamento

À vista

Valor da inscrição: R$150,00

À vista: R$20.196,00 (10% de desconto)

12x sem juros

Valor da inscrição: R$150,00

12x de R$1.685,00

18x sem juros

Valor da inscrição: R$150,00

18x de R$1.123,00

Atenção: para os alunos de pós-graduação, há uma taxa de inscrição no valor de R$150,00. No entanto, caso a turma selecionada não atinja o número mínimo de alunos estabelecido, o valor da taxa será totalmente reembolsado.
É importante ressaltar que as cobranças das mensalidades e a efetivação da matrícula serão realizadas somente após o preenchimento do número mínimo de alunos necessário para formar uma turma. Dessa forma, garantimos que haja um grupo adequado para a realização do curso, proporcionando a melhor experiência de aprendizado possível.

Inicie sua jornada
Nossos Diferenciais
Discussões
interativas

Sessões ao vivo de monitoria com profissionais que atuam na área

Corpo
docente

Corpo Docente com sólida experiência clínica e acadêmica com participação em estudos de alto impacto como BRACE CORONA, ACTION, RIVER e AGUSTUS

Parcerias
internacionais

Parceria com docentes da Duke University e Duke Clinical Research Institute (DCRI)

360h de
carga horária

ao vivo e on demand em 12 meses de curso

Acompanhamento
individual

durante todo o período do curso

Grade
curricular

cuidadosamente planejada incluindo temas clássicos e atuais da área

Venha conhecer

Nossos Coordenadores

Contamos com um time de profissionais reconhecidos internacionalmente, que, juntos, possuem vasto conhecimento e experiência na prática clínica e na área acadêmica.

Renato Lopes

Prof. Dr.

Renato Lopes

Faculty Founder do BCRI/Med.IQ Academy e Professor do Departamento de Medicina da Duke University/EUA

Pedro Barros

Dr.

Pedro Barros

Master of Health Sciences in Clinical Research by Duke University e Chief Medical Officer BCRI/Med.IQ Academy/MDHealth

Dr. Remo Furtado

Dr.

Remo Furtado

Faculty Director do BCRI/Med.IQ Academy e Professor Colaborador da Faculdade de Medicina da USP

Quer Saber Mais?

Nossa equipe está pronta para responder a todas as suas perguntas e fornecer informações detalhadas sobre a pós-graduação em Pesquisa Clínica. Você pode entrar em contato conosco utilizando os dados de contato listados abaixo ou preenchendo o formulário disponível ao lado.

Telefone - +55 (11) 95577-4907

contato@mediq.com.br
Perguntas Frequentes
As instituições credenciadas pelo Ministério da Educação têm autonomia para oferecer cursos de especialização em nível de pós-graduação lato sensu nas áreas em que possuem competência acadêmica instalada. Estes cursos devem atender rigorosamente a todas as exigências da Resolução CNE/CES nº 1, DE 6 DE ABRIL DE 2018
O curso de Pós-graduação Lato Sensu em Pesquisa Clínica é realizado pela Unifenas (instituição de ensino superior credenciada no Ministério da Educação para este fim), em parceria com a Med.IQ Academy (que oferece o apoio técnico e científico ao programa).
Fundada para ser uma plataforma de conhecimento de educação em saúde e áreas relacionadas, que provê conteúdo com chancela internacional dos melhores profissionais, unindo credibilidade científica e inovação, a Med.IQ Academy Excelência em Educação nasce a partir da experiência de duas instituições de reconhecimento nacional e global:  o BCRI - Brazilian Clinical Research Institute e a MD Health – Soluções em Educação Médica Independente e seus visionários fundadores: Prof. Dr. Renato Delascio Lopes - Professor da Divisão de Cardiologia da Duke University (Durham, Carolina do Norte, EUA) e Thomas Almeida – empresário notável da área da educação médica.
A Med.IQ Academy conta em seu corpo docente com profissionais do mais alto gabarito em suas áreas de atuação, com renome internacional.
a) O curso de Pós-graduação Lato Sensu à distância (EAD) é dividido em atividades como Chat/Áudio Chat, Fórum, Testes e Avaliações Dissertativas que o aluno realiza através do Ambiente Virtual de Aprendizagem.
b) Os cursos à distância, assim como os presenciais, têm provas e/ou avaliações, trabalhos, frequências, notas mínimas por disciplina e obrigatoriedade de apresentação e/ou entrega da Monografia ou Trabalho de Conclusão do Curso, exigindo do aluno tempo e dedicação.
c) Referente à Certificação dos cursos: Desde 1996, a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) prevê a existência de cursos à distância para a educação básica e superior (ensino médio, técnico, graduação e pós-graduação) e determina que seus diplomas tenham o mesmo valor que dos presenciais.
As aulas serão oferecidas em ambiente virtual e de forma híbrida (parte do curso on-demand e parte ao vivo, um sábado ao mês). Acreditamos que a interação entre alunos e professores é parte fundamental do processo de aprendizado, bem como a interação entre alunos. Dessa forma, além das aulas síncronas, haverá também reuniões individuais e em pequenos grupos para mentoria de acordo com o plano de carreira profissional do aluno. Esta interação personalizada com os docentes e coordenadores do curso será um grande diferencial para desenvolver as competências específicas de cada área de atuação em pesquisa clínica (coordenador de estudos, monitoria, pesquisador “trialista”, dentre outras atividades). Tais interações permitirão que aluno desfrute de uma oportunidade única de aprendizado, conversando diretamente com os coordenadores do curso, os quais têm ampla experiência e conhecimento na condução e publicação de grandes pesquisas de renome internacional. Além das interações ao vivo (aulas e mentoria), todas as aulas serão gravadas e ficarão disponíveis na plataforma do curso para que sejam revistas caso seja do desejo do aluno.
As aulas expositivas estão inseridas na plataforma, para que você possa assistir de acordo com a sua agenda. Adicionalmente, os coordenadores programaram aulas ao vivo para discussões, interação, convidados especiais, uma vez ao mês, sempre aos sábados. Finalmente, as atividades de mentoria serão agendadas semanalmente de forma individual ou com grupos menores de alunos de acordo com a área de interesse (cada aluno terá pelo menos uma atividade de mentoria por mês).
Sim. Conforme normas do curso, os alunos poderão assistir às aulas no formato assíncrono (gravações para consumo sob demanda).
Além do conteúdo oferecido durante as aulas expositivas, os alunos receberão uma lista de referências para leitura referente a cada grande tema do curso. Esta lista será composta por publicações de referência nacional e internacional (predominantemente artigos científicos, muitos deles publicados pelos próprios coordenadores, e eventualmente livros ou materiais audiovisuais). A leitura dos artigos visa oferecer ao aluno os mais relevantes e recentes conceitos disponíveis, e ainda habituá-los ao processo de obtenção do conhecimento por meio de publicações científicas de alto padrão.
Infelizmente não, segundo o parágrafo 3º do art 1º da resolução CNE/CES nº 1, DE 6 DE ABRIL DE 2018: “Os cursos de Pós-graduação lato sensu são abertos a candidatos diplomados em cursos de graduação ou demais cursos superiores e que atendam às exigências das instituições de ensino.”
Ao final do curso, o aluno receberá a certificação de pós-graduação lato sensu em Pesquisa Clínica.
O certificado será emitido em até 120 dias aos alunos que apresentarem:
  1. a) Cópia autenticada do Diploma de Graduação válido em todo Brasil e traduzido para a língua portuguesa, se expedido por Instituição de Ensino Estrangeira;
  2. b) Notas iguais ou superiores a 7,0 em todas as Disciplinas e, inclusive, na Monografia ou TCC; com aprovação do coordenador pedagógico.
  3. c) Constar frequência mínima às atividades didático-pedagógicas do curso de 75% (setenta e cinco por cento) em cada Disciplina.
Desde que cumprido os quesitos de aprovação e sem possuir nenhuma pendência junto à universidade. (Documentos, contrato, financeiro etc.), o certificado poderá ser retirado na faculdade ou envio por Sedex após assinar um termo de responsabilidade.

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