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Capacitação em

Pesquisa Clínica

Descubra o caminho para o sucesso na Pesquisa Clínica!
Sobre o curso

O curso “Pesquisa Clínica” tem como propósito capacitar profissionais a desempenharem atividades de Pesquisa Clínica em diversas áreas de atuação, com embasamento sólido nos princípios bioéticos e nos padrões internacionais de excelência científica.
O conteúdo teórico abordado fornecerá aos alunos a confiança necessária para desenvolver, executar e/ou analisar projetos de estudos científicos, incluindo a redação e interpretação adequada de artigos científicos para aplicação de evidências na prática clínica.
Vale ressaltar que os temas abordados neste curso são indispensáveis para a atualização de profissionais da área da saúde - mesmo para aqueles que não atuam diretamente na especialidade.

Médico
Para quem é o curso?

Profissionais e estudantes da área da saúde

Modalidade:

Em nossa modalidade de ensino, oferecemos aulas gravadas que podem ser acessadas em nossa plataforma on-demand, proporcionando flexibilidade para que você assista quando e onde quiser. Além disso, para promover interação e atualização regular, realizamos encontros ao vivo, que ocorrem uma vez por mês, de forma on-line ao final dos módulos.

Outras Informações:

Coordenação Geral: Prof. Dr. Renato Delascio Lopes, Dr. Pedro Barros e Dr. Remo Furtado

Carga horária: 20 horas

Investimento: R$700,00 (em até 3x sem juros)

Inicie sua jornada
Informações Adicionais:

Certificação: o aluno receberá um certificado de participação em formato PDF, que estará disponível na própria plataforma onde o curso é realizado.

Frequência: para ser elegível ao certificado, é necessário assistir pelo menos 75% do conteúdo gravado.

Conteúdo: o material do curso ficará disponível na plataforma pelo período de 1 ano a partir da sua inscrição, permitindo que o aluno assista às aulas no momento que for mais conveniente para ele.

Login: após a inscrição, o aluno receberá um login e senha exclusivos para acessar o curso. Essas informações são pessoais e não devem ser compartilhadas com terceiros, garantindo que o acesso seja restrito aos inscritos.

Banco de artigos científicos: : os palestrantes indicarão artigos científicos relevantes para complementar o conteúdo das palestras. Esses artigos estarão disponíveis para download na plataforma, oferecendo recursos adicionais para aprofundar seu conhecimento e agregar valor à sua experiência de aprendizado.

Diferenciais

Professores experientes em Pesquisa Clínica: as aulas são ministradas por profissionais com vasta experiência prática nessa área específica, garantindo um aprendizado embasado em conhecimentos atualizados e aplicáveis no campo de atuação.

Parceria com docentes que atuam nacional e internacionalmente: os coordenadores e professores que atuam no curso possuem atuação global e lecionam em instituições de renome como Duke University e Duke Clinical Research Institute (DCRI).

Curso associado ao Brazilian Clinical Research Institute (BCRI): o curso foi estruturado juntamente ao BCRI, uma Academic Research Organization responsável pela condução de mais de 800 estudos clínicos publicados.

Acesso ao Med.IQ Club: acesso exclusivo ao Med.IQ Club, onde é possível desfrutar de conteúdo mensalmente atualizado, como lives e podcasts com os coordenadores da Med.IQ Academy. Essa plataforma oferece um espaço adicional para aprendizado contínuo e troca de experiências.

Conteúdo do curso
  • Módulo 01

    Introdução à Pesquisa Clínica: contexto atual no Brasil e no mundo.

    Senso comum não é suficiente: a importância da pesquisa clínica.

    Princípios do pensamento científico.

    Tipos de estudos e hierarquia das evidências.

  • Módulo 02

    Introdução à Bioética: do código de Nuremberg à resolução 466/12.

    O essencial em regulamentações internacionais.

    O essencial em Good Clinical Practices (GCP).

  • Módulo 03

    O que significa CEP-CONEP-ANVISA?

    Como é estruturado um Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) e quais as suas atribuições?

    Pontos essenciais na elaboração e aplicação de um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE).

    Como é estruturado a Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP) e quais as suas atribuições?

    Informações essenciais sobre a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

  • Módulo 04

    Requisitos mínimos para um centro de pesquisa.

    Como se cadastrar e como submeter um projeto de pesquisa na Plataforma Brasil?

    Como realizar comunicações entre centro de pesquisa e CEP após submissão do projeto (pendências mais comuns).

    Utilização da Plataforma Brasil (visão de um membro do CEP).

  • Módulo 05

    Principais diferenças entre Academic Research Organization (ARO) e Contract Research Organization (CRO).

    Rotinas de uma ARO.

    Requisitos fundamentais para a atuação de um monitor.

    Problemas mais comuns em visitas de monitores nos centros de pesquisa.

  • Módulo 06

    O que é um evento adverso e quais as suas classificações?

    Quando e como reportar um evento adverso?

    Problemas e erros mais comuns na notificação de um evento adverso.

    O que é um Data Safety and Monitoring Board (DSMB) e como ele deve atuar?

  • Módulo 07

    Dicas para elaboração de um projeto de pesquisa.

    Definição da pergunta PICOT e escolha do tipo de estudo.

    Como mitigar vieses (erros sistemáticos)?

    Como estruturar um projeto de pesquisa?

  • Módulo 08

    O que é Classificação de Eventos Clínicos (CEC) e qual a sua importância?

    Itens essenciais na construção de uma Case ReportForm (CRF).

    Como preencher adequadamente uma CRF (e suas queries)

    Operações em CEC.

  • Módulo 09

    Estatística não é um bicho de 7 cabeças.

    A influência do acaso em pesquisa.

    Conceito de probabilidade.

    Tipos de variáveis e estatística descritiva.

  • Módulo 10

    Como testar uma hipótese? Interpretação de estudos de superioridade e não-inferioridade.

    O que é o valor de P?

    Conceitos de cálculo amostral.

    Escolha de testes estatísticos mais comuns.

    Conceitos sobre modelos de regressão.

  • Módulo 11

    Erros mais comuns na interpretação de artigos.

    Princípio de causalidade.

    Passo a passo na interpretação de um artigo científico.

    Como transformar evidências em recomendações de diretrizes.

  • Módulo 12

    Os erros mais comuns ao escrever um artigo científico.

    Como escrever introdução e seção de métodos? Requisitos fundamentais.

    Como escrever os resultados, discussão e escolher as melhores tabelas e figuras?

    Dicas para documentos adicionais (cover letter, response letter, suplemento).

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Nossa Equipe

Contamos com um time de profissionais reconhecidos internacionalmente, que, juntos, possuem vasto conhecimento e experiência na prática clínica e na área acadêmica.

Prof. Dr. Renato Delascio Lopes
Prof. Dr. Renato Lopes

Faculty Founder do BCRI/Med.IQ Academy e Professor do Departamento de Medicina da Duke University/EUA

Dr. Pedro Gabriel de Barros
Dr. Pedro Barros

Diretor de Educação Médica do BCRI/Med.IQ Academy e Pesquisador Sênior do BCRI e HCOR

Dr. Remo Furtado
Dr. Remo Furtado

Faculty Director do BCRI/Med.IQ Academy e Professor Colaborador da Faculdade de Medicina da USP

Quer Saber Mais?

Nossa equipe está pronta para responder a todas as suas perguntas e fornecer informações detalhadas sobre o curso Pesquisa Clínica. Você pode entrar em contato conosco utilizando os dados de contato listados abaixo ou preenchendo o formulário disponível ao lado.

Telefone - +55 (11) 95577-4907

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